Parceiros e parceiras

Por trás de um livro, há muito trabalho de bastidores. Conheça os profissionais que trabalharam no sonho de André Sena. "É junto dos bão que a gente fica mió" (Guimarães Rosa)

Luciana Facchini

Designer gráfica formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2000, trabalhou na editora Cosac Naify entre 2005 e 2009. Dirige desde 2010 seu próprio estúdio, com trabalhos focados na área de cultura, especialmente na área editorial e de exposições, com clientes como Instituto Moreira Salles, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Sesc, Masp, VideoBrasil, entre outros. Vencedora de prêmios como Jabuti, Getty Images, ABEU dentre outros. Realizou o projeto gráfico (capa e miolo) de O difícil aprendizado de Matias Bocoió.

Elisa Carareto

Formada em Imagem e Som pela UFSCar em 2009, trabalha como artista visual e ilustradora em São Paulo. Em 2018, foi finalista do prêmio Golden Pinwheel, premiação destinada a jovens ilustradores do mundo todo e que é concedida durante a China Children's Book Fair. Em 2018, publicou, junto com a escritora Júlia Medeiros, o livro infantil A Avó Amarela (ÔZé Editora). Por este livro, recebeu em 2019 o Prêmio FNLIJ como ilustradora revelação e o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil. Foi ainda selecionada para participar da 30ª Bienal de Ilustração da Bratislava. Ilustrou o personagem da capa de O difícil aprendizado de Matias Bocoió.

Igor Siwanowicz

Igor Siwanowicz é um bioquímico e neurobiólogo talentoso que participou 18 vezes no Small World Competition da Nikon, tendo sido primeiro colocado em 2011 e segundo em 2019. Siwanowicz iniciou sua carreira em bioquímica, mas seu amor pelos animais, pela natureza e um desejo de ver o panorama geral o levaram a redirecionar sua disciplina científica para a neurobiologia. Quando ele mudou de carreira, a fotografia digital havia melhorado drasticamente e a microscopia era uma ferramenta fundamental na pesquisa neurobiológica. Seu amor pela natureza, as ferramentas aprimoradas disponíveis e sua importância para seu trabalho fizeram com que começar a praticar a microscopia parecesse uma progressão natural para Siwanowicz. Com imensa generosidade, cedeu as imagens para a primeira versão de capa de O difícil aprendizado de Matias Bocoió, que inspirou Elisa Carareto (uma também fã do artista) a compor o desenho que consta na capa da versão final. A imagem cedida por Siwanowicz veio a ser utilizada no teaser "Raimundo", publicado em edição limitada. 

photo of white staircase
photo of white staircase
Luciana Mazur

Doutora em linguística aplicada pela UFMG, a professora Luciana Mazur é especialista em leitura e produção de textos. Atua há mais de 25 anos como professora de língua portuguesa e  possui um igualmente vasto referencial em trabalhos de revisão de textos. Luciana Mazur é uma profissional meticulosa e exigente, como é possível perceber em suas produções de conteúdos didáticos para ensino à distância. Mentora de oratória e uma grande articulista da língua portuguesa em seu uso cotidiano, a professora Luciana Mazur é uma profissional que  pontua as expressões na exatidão do que diz, e nada passa batido por seus olhos de águia. Trabalhou na revisão de O difícil aprendizado de Matias Bocoió

Rafael Sica

Rafael Sica nasceu na cidade de Pelotas (RS), no final dos anos setenta. Venceu por duas vezes o Prêmio hq Mix (2005 e 2009), nas categorias Novo Talento e Web Quadrinhos. Em 2008, montou com treze de seus desenhos a lápis a exposição “Cinza-Choque” no Museu do Trabalho, em Porto Alegre. No ano de 2011 publicou o livro Ordinário (Companhia das Letras). Em 2013, participou da antologia Friquinique (Beleléu) e publicou o álbum Tobogã (Narval). No ano de 2014 publicou Novela (BebelBooks) e FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto (Beleléu). Em 2017 publicou o livro Fachadas (Lote42). Durante o ano de 2018, a exposição individual O Ordinário Rafael Sica percorreu as unidades da Caixa Cultural de Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba.. Em 2019 publicou o livro Triste (Lote42). Ilustrou os elementos que acompanham os poemas de Poesia bem pouquinho

Juliana Cury

Trabalha no mercado editorial desde 2013, quando iniciou sua graduação em Produção Editorial na Universidade Anhembi Morumbi. Com passagens pelas editoras Planeta, Companhia das Letras, Gente e Chiado, atua em várias frentes no segmento editorial em sua própria produtora, a Algo Novo Editorial. Essas diferentes experiências proporcionaram-lhe conhecimento muito amplo deste mercado, além de crescimento pessoal e profissional, e, consequentemente, um incremento em sua já acentuada paixão pelos livros.